Como uma personalização de saída aumentou a receita em 26% no período de duas semanas

Cenário

Fundada em 1938 como uma empresa comercial, após três décadas, a Samsung se diversificou em áreas como processamento de alimentos, têxteis, seguros, títulos e varejo. Ela entrou na indústria de eletrônicos no final da década de 1960 e na sequencia nas indústrias de construção e construção naval em meados da década de 1970.

Desde 1990, a Samsung globalizou cada vez mais suas atividades e o desenvolvimento de eletrônicos. Em particular, os telefones celulares e os semicondutores tornaram-se alguns dos seus produtos mais reconhecidos. Eles geram mais de US $ 300 bilhões de dólares anualmente em vendas de produtos e serviços e são um dos líderes mundiais do setor de smartphones.

Com mais de 400 milhões de visitantes globais em seu site e uma participação de mercado de telefones de 20% e crescendo, a Samsung é cada vez mais popular no mercado de tecnologia de hoje e entre os aficcionados por smartphones.

 

Desafio

A Samsung apresentou ao mercado de smartphones um novo modelo, o Samsung Galaxy S6.

Um objetivo foi definido para convencer o maior número de visitantes possível a comprar o novo Samsung Galaxy S6 dentro de um prazo de pré-lançamento de duas semanas. Com o mercado de consumo de eletrônicos crescendo rapidamente, a Samsung estava interessada em aumentar antecipadamente o número de pedidos para o modelo S6.

 

Solução

Por um período limitado, o Galaxy S6 foi disponibilizado on-line para pré-encomenda com todos os parceiros e distribuidores. Para estimular as pessoas na pré-encomenda on-line, a Samsung incluiu um carregador grátis como incentivo adicional.

A ferramenta da Omniconvert criou uma campanha focada apenas em um alvo específico. Clientes que estavam especificamente interessados em smartphones. Quando um comportamento de saída do site era notado, uma web personalization era disparada e levava o cliente a uma landing page apropriada.

Diversas variações foram testadas juntamente com a mensagem da “copy”. O mais bem sucedido foi o seguinte design:

O experimento de personalização é exibido quando o visitante mostra um comportamento de saída. Esse comportamento geralmente é o movimento do mouse em direção à barra de endereço de URL, ou, para o botão de fechar da tela ou do navegador. Em tempo real, os visitantes que queriam sair da página sem ler sobre a oferta atual do Galaxy S6, eram o público-alvo.

Além disso, os visitantes que apresentaram interesse na categoria de smartphones e não viram a oferta atual no site também foram incluídos. Isso foi alcançado através do mecanismo de segmentação avançado e adicionando exclusões de URL.

 

Resultados

Esta campanha atingiu uma pequena porcentagem de visitantes da loja.

A segmentação de clientes com precisão encontrou os seguintes resultados:

  • Um aumento adicional 26% de receita
  • 2% daqueles que viram o design personalizado fizeram uma compra dentro de 2 semanas
  • O design personalizado teve uma taxa de cliques de 7,6% (CTR)
  • 60% dos visitantes ficaram no site em vez de sair

O tempo utilizado para testar foi superior a um período de duas semanas e o tráfego foi dividido com 0% no controle e 50% na variação # 1 (uma variação adicional, também definida em 50%, não foi abordada neste estudo de caso). Comumente, com personalização baseadas em saídas, o controle é definido como 0% quando a pessoa é considerada 100% perdida. As personalizações de saída aumentam a chance de o visitante ser trazido de volta ao funil de vendas ou, pelo menos, trazê-lo de volta para engajamento.

O objetivo final da web personalization e da estratégia de marketing em tempo real é transformar um site em um meio interativo que facilite a comunicação entre clientes e empresas.

 Diferenciar seu negócio on-line e fornecer conteúdo relevante e persuasivo, tem o potencial de transformar os visitantes em clientes. Web personalization e a segmentação detalhada permitem que você se envolva com seu público em um nível totalmente novo e muito mais alto.

 

Se você quiser testar como a web personalization pode positivamente afetar sua taxa de conversão, experimente a premiada plataforma Omniconvert de CRO. Você também pode testar com ferramentas adicionais, como pesquisas, testes A/B e experimentar o mecanismo de segmentação mais avançado da indústria.

Start INCREASING conversions and skyrocket your website performance today!

www.omniconvert.com

 

 

About the Author Ricardo Zago

Ricardo Zago trabalha com TI, desenvolvimento de websites e Marketing Digital há mais de 15 anos. Com habilidades em traduzir o jargão técnico em uma forma simples de entender. Navega entre os dois mundos, técnico e marketing. Durante todo esse tempo vem ajudando várias empresas a aumentarem suas vendas na internet. Atualmente está viciado em dados e não gosta de sites "bonitinhos" e sim sites que funcionem.