Headlines persuasivas e 3 perguntas que você precisa responder para criar uma headline poderosa

Headlines persuasivas e 3 perguntas que você precisa responder para criar uma headline poderosa.

O que é uma headline?

É o título do seu website, dos e-mails da sua campanha de marketing, dos posts do seu blog. Tudo isso é uma Headline.

Por que ela é tão importante? Continue lendo esse artigo e entenda o poder de uma Headline e o impacto que ela possui na sua conversão.

Para começar uma estatística

Uma estatística bem interessante: em média, 8 de cada 10 pessoas lerão seu título, mas apenas 2 em cada 10 vai ler o resto do seu texto.

Pense nisso na próxima vez que for escrever o título do seu email, do seu artigo, da headline do seu website.

Invista tempo na criação da sua Headline porque ela é a primeira impressão (talvez a única) que você causa em seu visitante. Ela é o elemento que fará com que seu leitor permaneça lendo seu conteúdo.

Sem um título que chame a atenção, é como se o restante do seu texto não existisse. Afinal, quem ficou para ler?

A proposta de toda Headline é chamar a atenção, fazer com que sua audiência leia sua primeira frase e dar a você a oportunidade de mostrar o que vem a seguir.

Mas para ter sucesso (vendas) você terá que manter a mesma linha de qualidade nos demais elementos e no corpo do seu texto. Passo a passo, em cada linha, você garante que seu leitor fica. É como pegar na mão do seu cliente e conduzi-lo gentilmente em sua jornada, mostrando o “por aqui… agora por aqui…”.

 

Por isso a Headline é apenas o primeiro passo. Mas é o seu primeiro importante passo.

<Para pensar> E se sua headline fizer mais do que apenas (o que já não é nada pouco) chamar atenção. E se além disso, ela comunicar a sua proposta de valor?

 

Responda essas 3 perguntas para criar uma Headline persuasiva:

 

  1. É fortemente persuasiva? Frases fracas não chamam a atenção. Desperte interesse e gere ação através da emoção com o seu público.

 

  1. Mostra algum benefício para o seu cliente? É crucial para qualquer pessoa é ver que sua dor pode ser curada (não deixe para mostrar algum benefício depois, a hora é agora).

 

  1. Promete o que realmente pode ser cumprido? Nada mais frustrante (que poderá custar a você um cliente) do que esperar por algo prometido que não foi entregue

 

A Técnica dos 4 U’s

Existem várias técnicas para você aplicar e produzir headlines que funcionam. A aplicação da técnica dos 4 U’s (Four U’s em inglês) é simples e efetiva.

Você deve identificar se sua headline comunica algum dos U’s e melhor ainda se conseguir utilizar mais de um junto, claro, lembrando do compromisso que você tem de entregar o que sua headline promete.

Vamos aos 4 U’s:

ÚTIL: precisa ser útil para sua audiencia

A Trello traduz de forma direta e simples a sua usabilidade, a dor que ela resolve ao “organizar seus projetos, seja ele qual for”.

 

URGÊNCIA: gatilho mental de persuasão (cuidado, use com moderação e ética). Algumas palavras como “Agora, hoje, rápido, apenas”, e números “Aprenda inglês em apenas 4 semanas” indicam senso de urgência.

 

ÚNICO: qual o benefício único difere você dos demais

A proposta de Airbnb é tão única que até a palavra “única” aparece na headline reforçando a idéia.

ULTRA-ESPECÍFICA: quanto melhor definida sua audiencia mais assertivo você será na especificidade

A Wise Up deixa clara sua liderança no ensino de inglês para Adultos (não para crianças ou outros, é específico para os adultos).

Combine a estrutura dos 4 U’s com as 3 perguntas acima e veja a diferença na qualidade de suas próximas headlines.

Topa experimentar? Se quiser, faça o experimento e me conte os resultados. Vou adorar saber!

 

About the Author Os Chefs

A Conversion Chef é uma consultoria geradora de insights para o crescimento de negócios de diversos tamanhos e estágios. Aumentamos a taxa de conversão dos nossos clientes sem investimentos em aquisição de novos usuários ou geração de tráfego.