Marketing de conteúdo e CRO: 3 simples maneiras de aplicar essa parceria de sucesso

Conversion Rate Optimitimization ou CRO significa otimizar sua taxa de conversão através de técnicas que gerem uma ação que você espera do seu visitante com o objetivo de que ele se converta em um cliente.

O ponto forte do CRO são os dados. Nada do que se “acha” é correto até que o dado mostre ser verdadeiro ou não. Achismo não cabe aqui. E para isso a ordem é testar. Teste tudo!

Um dos benefícios disso é que você terá uma ótima visão sobre as preferências do seu cliente. E isso pode ser realmente valioso quando se trata de criar conteúdo.

Já o Marketing de conteúdo é uma estratégia de criar conteúdo relevante e direcionado para educar sua audiência e assim gerar mais vendas.

Não é sobre falar apenas do seu produto ou marca. A palavra que mais representa o marketing de conteúdo é ENGAJAMENTO.

Sua audiência volta porque se identifica com seu conteúdo, porque percebe o valor que você entrega em cada material produzido, seja ele um post, um ebook ou um vídeo.

Acredito que somente com esses pontos você já percebeu a importância de utilizar o marketing de conteúdo no SEU negócio. Em qualquer negócio, qualquer nicho.

3 maneiras de aplicar o uso dessas estratégias em conjunto para:

1. Criar conteúdo que converte:

Um conteúdo de alta qualidade, relevante e consistente trará visitantes de volta. E aí entra o CRO com sua função de segurar esse cliente, seja através de uma mensagem persuasiva ou mesmo uma boa experiência do usuário ao navegar pelo site.

Seu cliente sente-se “em casa”, num ambiente confortável, seguro, com conteúdo feito para ele no melhor estilo “Netflix”.

E quanto mais ele navega e permanece no seu site, mais você entende seu comportamento.

Como ele interage, quais seus gostos e interesses, quais suas necessidades, gerando informações que vão permitir que você desenvolva conteúdo cada vez mais relevante e específico.  Você conseguirá enxergar exatamente o que o seu público responde, para replicar se for bem aceito ou modificar se não for efetivo.

É um ciclo. Um que suporta o outro, e o resultado: conteúdo assertivo e conversão!

2. Gerar credibilidade e confiança

Um pilar muito forte do CRO é o Copywriting, que é comunicar sua mensagem de forma persuasiva e atraente. E uma forma de fazer isso é utilizando os gatilhos mentais.

Um gatilho conhecido é o da Credibilidade e Confiança baseado no comportamento de que pessoas compram de pessoas que elas conhecem, gostam e confiam.

Afirmo que você prefere efetuar compras de sites no qual você já conhece e que já possua um relacionamento (o que no fim significa que você confia na empresa) ao invés de comprar de sites estranhos que você não tem garantia da natureza dele.

Quando trabalha bem seu conteúdo você melhora sua autoridade e ganha a credibilidade da sua audiência e a persuasão acontece de forma natural.

3. Entender a jornada do cliente

O nível de clareza entregue pelo CRO vai orientar você a adaptar o conteúdo e a jornada geral para clientes específicos.

Também o ajudará a estabelecer metas e a fazer mudanças estruturais no formato e layout da página para aumentar as conversões.

Portanto, concorda que faz total sentido unir essas duas forças e impulsionar sua forma de fazer marketing?

About the Author Claudia Macena