CRO – O Que é Otimização de Conversão em Poucas Palavras

Não poderia deixar de passar em branco um post no blog explicando o que é CRO, mas não quero me alongar aqui explicando todos os detalhes (quase impossível) do que significa essa sigla.

Então vamos lá, em poucas palavras:

CRO = Conversion Rate Optimization ou em português é a otimização da taxa de conversão.

OK, o que isso faz e por que é importante pensar em otimização.

Vamos pensar simples…

Vou colocar exemplos do dia a dia.

Exemplo 1 – O Hotel

Joãozinho tem um hotel. O site de Joãozinho recebe em torno de 1000 visitas por dia, porém apenas 10 pessoas solicitam um orçamento para o hotel do Joãozinho, logo ele terá uma taxa de conversão de 1%.

Só que Joãozinho quer que seu hotel receba mais solicitação de orçamento, então logo ele vai fazer o que? Investir em tráfego para que ele tenha 2.000 visitas para ter 20 pessoas solicitando o orçamento por mês.

O exemplo acima é bem básico, porém percebeu que ele investiu só em tráfego?

E nessa hora que entra a otimização da taxa de conversão para que com 1.000 visitas ele tenha 20 pessoas solicitando orçamento fazendo com que tenha uma taxa de conversão de 2% ou mais.

Exemplo 2 – O eCommerce

Maria vende bolsas pela internet através de um eCommerce próprio. Ela tem 5.000 visitas por mês e para ela isso é o máximo, porém se você perguntar para ela qual a taxa de conversão dela, ou seja, quantas pessoas compraram dessas 5.000 pessoas ela não vai saber responder.

A pessoa fica meio vidrada nas métricas da vaidade (esse é um tema para outro post) que basicamente é olhar apenas quantas visitas o site tem.

Mas o que Maria precisa saber para poder ter controle do seu eCommerce e saber se está faturando ou não?

Maria precisa configurar todos os artefatos para coletar dados (um dos pontos mais importantes da otimização), ela precisa entender de onde vem as 5.000 visitas e se elas estão convertendo ou não.

Ela precisa entender se há no eCommerce dela algum problema técnico, algum problema que deixam as pessoas com medo de comprar e corrigir isso para que a taxa de conversão dela aumente.

Esses foram dois exemplos básicos, mas bem básico mesmo apenas para entender como funciona o CRO na vida real =)

Em uma auditoria CRO (nome que damos para verificar como está a saúde do site do cliente) são analisados aspectos técnicos, velocidade, dados e etc.

Otimização de conversão é o processo de testar sistematicamente os pontos em que seu site pode estar perdendo os visitantes que estão prontos para agir ou comprar de você.

Vou te dar uma tarefa simples de otimização para você testar agora mesmo…

Você sabia que a velocidade é um item crucial para conversão?

Que se seu site demorar mais de 6 segundos para carregar no celular a probabilidade da pessoa abandonar seu site é de mais de 106%?

Veja só abaixo a pesquisa do google:

Source: Google/SOASTA Research, 2017.

Minha recomendação é que você entre no link abaixo e verifique o quão otimizado está seu site e como está o carregamento dele.

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Depois me conta ok? 😉

 

About the Author Ricardo Zago

Ricardo Zago trabalha com TI, desenvolvimento de websites e Marketing Digital há mais de 15 anos. Com habilidades em traduzir o jargão técnico em uma forma simples de entender. Navega entre os dois mundos, técnico e marketing. Durante todo esse tempo vem ajudando várias empresas a aumentarem suas vendas na internet. Atualmente está viciado em dados e não gosta de sites "bonitinhos" e sim sites que funcionem.