Por Que Utilizar Fotos da Internet No Seu Site Não Funciona … E o Que Fazer a Respeito

Qual tipo de site gera mais empatia para você na hora da compra, um site cheio de imagens de máquinas, acessórios ou fotos fake de banco de imagens ou um site com imagens de pessoas reais?

Se você disse pessoas reais acertou! Há muito tempo atrás ouvi de uma pessoa do mundo digital que pessoas gostam de ver pessoas, não é a toa que pessoas perdem horas rodando timelines em redes sociais.

Imagina se o facebook fosse apenas texto com imagens extremamente e irritantemente perfeitas, imaginou?  Afirmo que não faria tanto sucesso…

Mas será que as fotos humanas (homem / mulher) realmente têm algum efeito subconsciente sobre os visitantes?

Não há surpresas e a resposta é sim porém não vale foto de banco de imagens. Um estudo publicado pela VWO mostra um cliente que após a troca das fotos do banco de imagens por fotos de pessoas reais da empresa houveram um aumento de 45% nas conversões.

Estudo de Caso

Uma empresa de mudanças de Nova York utilizava em sua página principal uma imagem genérica de um banco de imagens, veja abaixo:

 

Um consultor de CRO que na ocasião estava trabalhando para essa empresa suspeitou que imagem da “família feliz” não tinha muito a ver com o serviço oferecido. Com essa hipótese em mãos ele resolveu criar duas versões de testes A/B com fotos de pessoas reais da empresa para validar se sua hipótese estava certa ou não. Veja como ficaram as versões:

A primeira versão tem uma foto da equipe. A segunda de um caminhão próprio da frota da empresa com o logotipo estampado no baú.

Resultado:

A versão 1 teve um aumento de 45.45% nas conversões (geração de lead) e a versão 2 um aumento de 45.05%.

E para fechar o dado que considero mais importante: Após ser questionado o proprietário informou que teve um aumento de 10.000 dólares por mês em movimentos interestaduais.

Uma coisa importante nesse estudo são os TESTES! Sempre façam testes, não deixe apenas o achismo prevalecer, isso é apenas um case, pode ser que funcione para o seu negócio ou não. Já sabe como descobrir, certo?

Tópicos a considerar:

  • As fotos humanas têm impacto positivo na primeira impressão e da mais confiança ao visitante
  • As fotos humanas com foco no rosto têm um impacto muito melhor pois a conexão emocional é mais forte
  • As fotos devem ser “reais” e não fotos de banco de imagens
  • As fotos reais envolvem os visitantes

Tenham sempre em mente: As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas, não com sites, não com empresas, COM PESSOAS! Ambas as pontas (Vendedor e Comprador) serão sempre pessoas.

Fontes para estudar mais sobre o tema

Enough of Stock Photos: See How Adding Real Photos Improved Conversions
Do human photos on a landing page increase sales and conversions?
Real Human Faces Help Conversion Rates of Websites

About the Author Ricardo Zago

Ricardo Zago trabalha com TI, desenvolvimento de websites e Marketing Digital há mais de 15 anos. Com habilidades em traduzir o jargão técnico em uma forma simples de entender. Navega entre os dois mundos, técnico e marketing. Durante todo esse tempo vem ajudando várias empresas a aumentarem suas vendas na internet. Atualmente está viciado em dados e não gosta de sites "bonitinhos" e sim sites que funcionem.