Velocidade do Site: Assassino de Conversões

Será que a velocidade do meu site pode mesmo estar afetando minhas conversões?

A resposta é sim, a velocidade é quase um serial killer de conversões. Me responda agora, você mesmo tem paciência em esperar um site lento carregar?

Se a resposta for não, sinto te informar meu amigo mas você não é o único!

Aquele velho ditado “Paciência é uma Virtude” não se aplica ao seu site.

Em 1999, quando as pessoas usavam conexões discadas para acessar a internet (me lembro disso…) a velocidade da página não era um fator decisivo, naquela época os consumidores estavam dispostos a esperar até 8 segundos para carregar uma página.

 

Modem US Robotics 56K Externo – Quem tinha um desse na época era rei!

 

Em 2010, um estudo feito pela Radware, mostra que os usuários estavam dispostos a esperar 3 segundos, veja:

Ver estudo completo

 

Um último estudo mais recente mostra que 47% dos usuários esperam que um site carregue em 2 segundos ou menos,  veja o infográfico:

Fonte: https://blog.kissmetrics.com/loading-time/?wide=1

 

Alguns dados importantes

  • 47% dos internautas esperam que uma página da internet seja carregada em 2 segundos ou menos
  • 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar
  • Um atraso de 1 segundo na resposta da página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões
  • Se um site de comércio eletrônico estiver faturando 100.000,00 R$ por dia, um atraso na página de 1 segundo poderia custar-lhe 2,5 milhões de reais em vendas perdidas a cada ano

 

OK,  o que eu faço?

Agora que você já viu que velocidade não é brincadeira e sim afeta e muito as conversões, como devo fazer para saber se meu site está rápido como o “The Flash” (lembra dele?) ou lento como uma tartaruga?

 

Seu site tem que ser igual o The Flash!

 

Ferramentas para medir o desempenho do site

 

Google PageSpeed Insights

É uma das ferramentas mais utilizadas para se medir a velocidade do seu site. O google PageSpeed Insights analisa o conteúdo de uma página web e, em seguida, gera sugestões de como torná-la mais rápida, veja um exemplo:

 

 

GT Metrix

Excelente ferramenta! Existe a versão paga e gratuita no entanto a free já dá pra coletar vários insights para melhoria na velocidade do seu site.

YSlow

Plugin gratuito para o navegador Google Chrome baseado nas regras do Yahoo para sites de alta performance.

As ferramentas compartilhadas até agora são suficientes para iniciar o trabalho de otimização da velocidade do site, lembre-se quanto mais rápido o site mais alta será sua taxa de conversão.

Caso tenha alguma dúvida sobre otimizar a velocidade do seu site, pode entrar em contato comigo que terei o maior prazer em ajudar =)

 

 

About the Author Ricardo Zago

Ricardo Zago trabalha com TI, desenvolvimento de websites e Marketing Digital há mais de 15 anos. Com habilidades em traduzir o jargão técnico em uma forma simples de entender. Navega entre os dois mundos, técnico e marketing. Durante todo esse tempo vem ajudando várias empresas a aumentarem suas vendas na internet. Atualmente está viciado em dados e não gosta de sites "bonitinhos" e sim sites que funcionem.